sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ATIVIDADE DE VIVÊNCIA: ONG "HORIZONTES DA PAZ"


No dia 26 de janeiro de 2011 foi realizada uma entrevista com o José Wilson do Instituto Horizontes da Paz.

A ONG foi fundada em 2000 e teve seu primeiro evento realizado em 11 de junho daquele ano, no Parque das Mangabeiras. O evento contou com palestras e oficinas.

O objetivo da entidade é promover a educação em direitos humanos, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social, étnico-racial e de gênero, o respeito à diversidade sexual, por uma cultura da paz.

Educador com mais de 30 anos na área de ensino, José Wilson descreveu, resumidamente, a sua trajetória na luta pelos direitos humanos, destacando as parcerias da ONG com outras entidades como a Secretaria Municipal de Educação, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh-UFMG), o Conselho Municipal de Educação, a Associação Lésbica de Minas (ALEM), o Centro de Livre Orientação Sexual de Minas Gerais e Contagem (CELLOS - MG e CELLOS - Contagem), o Ministério da Educação, a Associação das Travestis e Transexuais de Minas Gerais (ASTRAV), O Clube Rainbow, além da participação significativa de gestores, educadores e estudantes das escolas municipais de Belo Horizonte.

Nosso encontro durou mais de quatro horas, o que possibilitou uma visão ampla do trabalho realizado pela entidade, com destaques pontuais para casos de homofobia, eventos realizados e projetos para o futuro. A estratégia traçada para o combate ao preconceito é de formar primeiramente os gestores das escolas, depois os professores e, finalmente, os funcionários.

Em 2006, a ONG dá um destaque na luta pela diversidade sexual e de gênero na educação e realiza o 1º Seminário de Formação de Diretores de Escola, em parceria com a SMED-BH e com o Nuh-UFMG.

Após a realização do Seminário, com o apoio do MEC através do projeto "Escola sem Homofobia", o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT passou a ofertar, na UFMG, o curso "Educação sem Homofobia" para educadores, dando assim continuidade à proposta inicial de formação para o combate ao precoceito contra a diversidade de gênero e pela livre orientação sexual. Este curso contou com apoio de várias entidades como o Horizontes da Paz e das demais entidades de apoio ao movimento LGBT em BH e em MG.

Em 2010, a ONG participa da realização do 2º Seminário de Orientação Sexual e Diversidade de Gênero, mais uma vez em parceria com várias outras entidades, tendo como público-alvo os diretores das escolas municipais de Belo Horizonte e trazendo palestrantes gabaritados para os debates.

Para José Wilson, a luta contra a homofobia está apenas começando, apesar de ter participado de inúmeros eventos sobre o tema em todo o país e acompanhar o assunto na mídia. Além disso, o educador e membro do Conselho Municipal de Educação tem, em seu arquivo pessoal, documentos de todos os tipos, desde leis até depoimentos de próprio punho sobre a homofobia.

Segundo ele, o próximo passo é continuar a formação de educadores , lutando para que o debate sobre os direitos humanos seja inserido na grade curricular obrigatória dos cursos de graduação. Além disso, a ONG defende a criação de uma pós-graduação dentro da temática da diversidade sexual.

Dentre os projetos está o lançamento de um livro que já está quase pronto, contendo vários artigos de autores diversos. Além disso, está em fase de planejamento um Seminário sobre a diversidade sexual, direcionado para estudantes.


Agradecemos à ONG Horizontes da Paz, na pessoa de José Wilson, pelo bate-papo. Foi ótimo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário